(21)99788-2647
Escolha uma Página

Que concreto ou cimento são materiais indispensáveis para a construção civil, todos nós sabemos. Mas se eu te perguntar qual a diferença entre eles, você saberia responder?

Vamos falar de Cimento

Quando inventaram o cimento?

Samuel's Fortress, Ohrid

Samuel’s Fortress, Ohrid

Antes de começar, vamos testar sua intuição! Você arriscaria dizer de quando data os primeiros relatos do uso do cimento?

a) Macedónia Antiga, a.C.

b) Império Romano, d.C.

c) Sul dos Estados Unidos, 1720

Bem, a verdade é que ninguém sabe ao certo quando o cimento foi inventado, porém existem evidências que esse material foi utilizado inicialmente pelos antigos macedônios, isso mesmo, o cimento já era utilizado centenas de anos antes de Cristo! Incrível não?

Porém se em sua resposta você fez alguma ligação do cimento com os Romanos, você não está de todo errado, pois esse povo utilizou uma espécie de cimento composto por diferentes materiais, tais como cinzas vulcânicas e cal, para dar liga a suas colossais obras como Teatros e Templos, popularizando assim o material.

Do que o cimento é feito?

Cimento aberto

O Cimento atualmente é composto de clínquer e de adições que distinguem os diversos tipos existentes, Clínquer por sua vez é um material sinterizado e peletizado (granulado), resultado da calcinação da mistura do calcário (75 a 80%), argila (20 a 25%) e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro.

E como o cimento funciona?

O cimento é um aglomerante (ou ligante) hidráulico que, em contato com a água, produz reação química de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência.

Agora sobre o Concreto

bloco de concreto

O concreto ou betão (português de Portual) é formado por uma mistura de materiais, como areia, cascalho e pedras, que pode ser combinada com água ou qualquer tipo de cimento, e é o material mais utilizado na construção civil.

Vale resaltar que sua resistência e durabilidade dependem diretamente da proporção entre os materiais que o constituem.

Afinal, qual é a diferença entre concreto e cimento?

Como você pode já ter percebido, o concreto é a estrutura resultante da mistura do cimento e outros materiais, enquanto o cimento é um dos ingredientes dessa mistura, na verdade o fundamental.

Gostou?

Acha que faltou alguma informação importante neste artigo?

Deixe sua opinião abaixo!