(21)99788-2647
Escolha uma Página

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é uma das formas de medir a evolução da economia.

Entre os principais setores que tem participação na quantificação do PIB está o da construção civil.

Cenário em 2018

Apesar da leve recuperação do PIB do Brasil em 2018, o IBGE informou recuo de 2,6% acumulado para o setor da Construção Civil, quando observados dados de até o 3º trimestre do ano passado , já segundo estimativa do SindusCon-SP a queda no mesmo período foi menor 2,4%.

A construção ainda não reagiu

De acordo com a FGV, desde o final de 2016, momento que a recessão acabou, a construção civil é o único setor que continua com números tão negativos quanto os do período da crise.

Uma das explicações para tal cenário é falta de estímulo do Governo para o setor, tal como ocorreu com o coércio por exemplo onde a liberação dos recursos do FGTS ano passado junto com a queda da inflação fizeram com que o setor avançasse 1,8%.

Em 2019 PIB do setor deve crescer

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informaram ainda em Dezembro de 2018 uma estimativa de 1,3% do PIB do setor em 2019, porém tal taxa dependia diretamente do crescimento do PIB nascional em 2,5%.

Em Novembro ainda de 2018, a Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econônico (OCDE) reduziu a previsão do crescimento do PIB nascional de 2,5% para 2,1% para este ano, o que sem dúvida impactará no crescimento da Construção Civil.

2019 com índices de 2012

Vale lembrar que apesar do pequeno crescimento do PIB nacional, as taxas atuais ainda estão no patamar de 2012, e muito longe do que se previa para os anos que se seguiriam.

Apesar do cenário não muito animador nos últimos anos, com o início de uma nova política econômica coordenada por Paulo Guedes, atual Ministro da Economia, todas as previsões indicam um crescimento no setor para 2019, mesmo que pequeno em comparação a anos anteriores.