(21)99788-2647
Escolha uma Página

Como a tecnologia deve ser

Hoje, qualquer um toca na tela do celular e chama um táxi ou Uber em instantes, sem ao menos perceber que por trás daquele clique há uma gigantesca infraestrutura incluindo de satélites a cabos de fibra-ótica que cruzam oceanos, funcionando a pleno vapor para que seu motorista chegue até você!

Woman using phone and drinking coffee.

Esse é o maravilho poder da tecnologia a nosso favor, funcionando de forma quase transparente ao usuário final.

A construção civil está aderindo a ideia?

A tecnologia na construção é um dos melhores caminhos para mudar  alguns conhecidos problemas da área, tal como extrapolar custos, visto que ela trás mais controle as inúmeras etapas e processos de uma obra.

Porém o setor ainda é um pouco resistente a substituir alguns processos clássicos por novos mais tecnológicos, algumas das hipóteses que explicariam isso é o fato das novas tecnologias requererem um grande processo de adaptação por parte das empresas, o troca de pessoas por máquinas, além da incerteza sobre algumas tecnologias ainda não tão “maduras”.

O que já é realidade na construção

Modelagem 3D – Modelagem 3D é o processo que usa software para criar uma representação matemática de um objeto ou forma tridimensional.

Modelo 3d para Construção Civil

Essa tecnologia já é amplamente conhecida no setor, porém uma das barreiras que impedem sua ampla utilização ou uma maior popularidade é
de armazenar e compartilhar modelos em 3D .

Estação Total robótica – Estação Total  ou taqueómetro é um instrumento tipicamente eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias, sendo um dos equipamentos mais utilizados nas fases iniciais de uma obra.

Estação Total ou taqueómetro
Estação Total Robótica

Entre as vantagens em usar o novo equipamentos estão, medidas mais precisas, inspeções mais rápidas, dados disponíveis em tempo real, menor índice de erros e, consequentemente, a diminuição do retrabalho.

Impressão 3D – Antes de falar sobre a impressão 3D vamos entender o que são os pré-fabricados, onde o emprego da impressão 3d tem sido amplamente utilizado.

Pré-fabricado é qualquer elemento produzido ou moldado industrialmente, de dimensões padronizadas. Seu uso tem como objetivo reduzir o tempo de trabalho e racionalizar os métodos construtivos.

Estruturas 3D produzidas pelo arquiteto Andrey Rudenko

Há alguns anos a indústria dos pré-fabricados aderiu a ideia da impressão 3D, produzindo assim componentes personalizados até de formatos complexos, de forma rápida e mais barata.

Devido ao ganho na produtividade, economia e precisão na construção de elementos estruturais, essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no setor da construção.

Gestão de documentos

A gestão móvel de dados e documentos é uma das mais importantes tecnologias para a construção civil.

Aliada ao uso de dispositivos móveis e softwares específicos,
as plantas atualizadas, modelos 3D, registro fotográfico, além das tarefas de cada colaborador, são acessadas diretamente no canteiro de obras, garantindo uma visão atualizada e compatível entre o projeto e o que está sendo executado em campo.